Breve histórico da UBE/MS
O nascimento da UBE em MS foi resultado dos anseios dos escritores em se unirem em classe. Segundo o poeta Guimarães Rocha, o movimento que a antecedeu foi o MEI (Movimento dos Escritores Independentes) que aglutinava escritores de Campo Grande e alguns de outras cidades do Estado. Grupos se reuniam nas residências, ou bares, para declamação de poesias e mostra de seus textos. Porém, tudo se encaminhava para a futura criação de um movimento institucionalizado com sede, estatuto, deixando de lado a informalidade, até que a realização veio após a presença de Guimarães em São Paulo no 2º Congresso Brasileiro de Escritores.
Na primeira etapa, foram coletadas assinaturas que reforçaram a reunião inaugural de 29 de junho de 1985 quando, então, criou-se oficialmente a União Brasileira de Escritores com o adendo em seu nome de “Seção de Mato Grosso do Sul”. Mais tarde, esta denominação foi abandonada, tendo-se em vista a não subordinação hierárquica com outras UBES no País.
A principal atividade da UBE-MS durante o ano é o concurso literário Noite da Poesia, que premia em dinheiro os três melhores poemas por seu mérito literário e também os três melhores declamadores. O evento é patrocinado financeiramente pela Prefeitura de Campo Grande, com gestões da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECTUR, e foi institucionalizado desde 1989 por Decreto Municipal, valorizando a cultura do Município. Isso torna possível o convite a escritores nacionais que já se fizeram presentes, como Adélia Prado, Nélida Piñon, Thiago de Mello, Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Rubem Alves, Affonso Romano de Sant’Ana, Thiago de Melo, Arnaldo Antunes e outros. Este evento já se encontra em sua 36ª edição e, em 2024, será realizado nos dias 30 e 31 de agosto.
A UBE-MS destacou-se no cenário literário e cultural do Estado com outros eventos também, como o 1º LiteraSul, realizado em 2013 – três dias de intensa troca de experiências com renomados autores brasileiros oferecendo oficinas de criação literária e ministrando palestras. Do encontro, resultou uma publicação, os Anais do 1º Literasul com os textos das palestras principais e o resultado com 1º Concurso de Contos da UBE-MS.
Outra atividade foi o projeto “Literatura e Música – um encontro na confluência dessas duas artes” em 2013, com poetas da UBE e a Orquestra Sinfônica Madeiras Dedilhadas onde, sob os temas literários foram executadas as músicas eruditas pertinentes ao texto.
Depois da publicação de duas coletâneas nos anos de 2002 e 2005, finalmente em 2009 editamos a primeira REVISTA DA UBE-MS, que reuniu trabalhos ficcionais de 23 autores.
Em 2018, a entidade apresentou um extenso programa literário, com quatro dias de duração, a Mostra Literária Professora Maria da Glória Sá Rosa, compreendendo palestras com autores locais em alusão à homenageada e palestras e shows musicais de artistas nacionais de renome, bem como oficinas literárias e gincanas nas escolas públicas da Capital.
2024
Em 2024, a UBE-MS realizou sarau cultural em Corumbá, MS, para promover diálogo com escritores do interior do Estado.
Promoveu sarau cultural no dia 17 de fevereiro de 2024, com palestra do prof. Wellington Furtado Ramos e venda de livros de escritores sul-mato-grossenses, na Biblioteca Isaías Paim.
Realizou lançamento de livro de Anna Dichoff, “O Rio Taquari e a Lua”, na Semana do Livro Infantil, no dia 20 de abril, na Biblioteca Isaías Paim.
Esteve presente no Festival da Juventude, com estande divulgando as obras dos escritores locais e convidando jovens escritores e pesquisadores a se associarem à UBE-MS.
Realizou roda de conversa com escritores LGBTQIAPN+, para discutir sobre o contexto de produção LGBTQIAPN+ na literatura em Mato Grosso do Sul, no dia 30 de junho, no Bourbon Café.
E, em processo de organização, prepara-se para realizar a 36ª Noite da Poesia. O concurso recebeu 1.669 inscrições para este ano, e as poetas convidadas. Nina Rizzi e Ryane Leão, promoverão oficinas sobre ancestralidade, amor próprio, raízes e empoderamento.